O Tempo e o Vento, livremente adaptado da obra O Continente (1949), do escritor gaúcho Erico Verissimo. O Continente é a primeira parte da trilogia de ficção sobre a formação do povo gaúcho, O Tempo e o Vento, composta, ainda, pelos livros O Retrato e O Arquipélago. O roteiro tem a assinatura do escritor e cineasta Tabajara Ruas (diretor e roteirista de Netto Perde Sua Alma, autor do livro Os Varões Assinalados) e da escritora Letícia Wierzchowski, que trabalhou com Monjardim quando teve seu romance A Casa das Sete Mulheres adaptado por Maria Adelaide Amaral para a minissérie da TV Globo (2003). O longa é uma produção de Nexus Cinema e Video, de Rita Buzzar, parceira de Monjardim no seu primeiro filme, Olga, Panda Filmes (RS) e Globo Filmes, com distribuição da Downtown Filmes.
Curiosamente, quatro gaúchos estão trabalhando ao lado de Monjardim na direção do filme. Federico Bonani é diretor assistente. Zeca Brito, Diego Müller e Seani Soares são assistentes de direção.
Além da competência e conhecimento dos profissionais gaúchos, o filme conta com estrelas internacionais na produção, como o diretor de fotografia Affonso Beato, um dos preferidos de Pedro Almodóvar, tendo trabalhado com ele em Tudo Sobre Minha Mãe, além de ter trabalhado com Stephen Frears em A Rainha e Mike Newell em O Amor nos Tempos do Cólera, e a maquiadora argentina Marisa Amenta, que assinou produções como Abutres, Diários de Motocicleta e O Filho da Noiva. A direção de arte é de Tiza Oliveira, que também trabalhou em Olga e tem 37 anos de TV Globo no currículo, e o figurino do filme está a cargo de Severo Luzardo Filho.
Elenco
*****
Até o momento, estão confirmados no elenco Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo), Fernanda Montenegro (Bibiana em idade mais avançada), Marjorie Estiano (Bibiana), Vanessa Lóes (Maria Valéria), Leonardo Medeiros, Leonardo Machado, Rafael Cardoso, Danny Gris, Luiz Carlos Vasconcellos, Luiz Paulo Vasconcelos, Marat Descartes, Celso Frateschi e Cyria Coentro. Cerca de dois mil figurantes farão parte do filme, entre cenas de batalha, indígenas e moradores da cidade de Santa Fé.
Locações e produção
*****************
Com amplo apoio das prefeituras locais, o filme será rodado do final de março até o mês de junho, na região das Missões e nas cidades de Bagé, Pelotas, Aceguá, Herval, São José dos Ausentes e Porto Alegre. Todas as cenas de estúdio serão rodadas no pólo cinematográfico de Paulínia, interior de São Paulo.
Nos últimos meses, Monjardim e sua equipe têm vindo ao Rio Grande do Sul para verificar locações e o andamento de detalhes como a caracterização das casas de Santa Fé e a produção de figurinos por comunidades de artesãs da cidade de Uruguaiana. A produção também tem garimpado objetos de época e entrevistado historiadores e estudiosos de música sacra, armas e história gaúcha, além de personalidades da cultura local, como o folclorista Paixão Cortes.
Todos os detalhes da pré-produção podem ser conferidos no site do filme http://www.otempoeoventoofilme.com e na página do filme no Facebook http://www.facebook.com/otempoeoventoofilme.
Fonte: Jornal Minuano
Nenhum comentário:
Postar um comentário